Infraestrutura de TI é algo complexo e cheio de tranqueiras para planejar, implementar, monitorar, e consertar, o famoso ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act).

Mas separei alguns itens que são essenciais e precisam ser verificados constantemente para te deixar mais tranquilo e evitar dores de cabeça.

1 – Dados Financeiros

É importantíssimo saber quanto custa a TI para empresa, com estes dados você vai saber se está dando prejuízo ou gerando valor para empresa. É um trunfo valiosíssimo para negociar investimentos e até mesmo seu salário.

Sua lista de verificação deve identificar os custos das suas operações de TI para cada área de serviço, além de todas as outras despesas que compõem o Custo Total de Propriedade – TCO (total cost of ownership).

Isso inclui despesas que são atribuídas a contratos, despesas gerais, etc. – bem como os custos indiretos, tais como custos de instalações, depreciação e amortização. Pensar em termos gerais, e não omitir nada.

Obs: Se você não sabe o que é TCO e quer trabalhar com governança, pesquise, é importante.

2 – Hardware e Software (Inventário)

Liste tudo o que você tem agora, na forma de equipamentos, armazenamento e capacidade de computação, bem como aplicativos corporativos ou de terceiros que você está usando atualmente.

Com um inventário você consegue avaliar como podem ser feito melhorias e investimentos. Veja o post sobre Como fazer um inventário de TI.

3 – Equipe

Liste a sua equipe atual e seu status – alguém está prestes a se aposentar, se ausentar etc.

Você está tranquilo quanto as competências-chave da sua equipe?

Se precisar contratar, vai ter algum problema de contratação?

Serviços terceirizados, caso não cumpram o SLA, você tem um plano B?

4 – Governança

Liste o que você está fazendo atualmente e quais os serviços que você precisa entregar atualmente, mas não está entregando.

O que você precisa para cumprir as metas futuras que você não tem atualmente?

Liste o que é necessário para implementar novas iniciativas e o que você precisa para dar a sua organização alguma “margem competitiva”. Pense em flexibilidade e escalabilidade.

Sua lista de avaliação de infraestrutura de TI deve abordar as políticas e os procedimentos em vigor.

  • Você tem níveis adequados de segurança, bem como agilidade na tomada de decisão?
  • Você está preparado para incorporar novas tecnologias e práticas, por exemplo, a prevalência crescente de todos os tipos de dispositivos móveis e os desafios provocado pelo aumento da preferência por BYOD?
  • Liste cada um dos desafios empresariais.

5 – Gerenciamento de Riscos

Quanto exposto você está agora? Nas instalações físicas e nos dados? O seu plano de recuperação de desastres é adequado para atender às normas de conformidade e garantir que você possa manter ou restaurar rapidamente a continuidade, se algo catastrófico acontecer?

Para terminar lembre-se do básico do básico da administração e governança:

O que não é medido não pode ser gerenciado!

Em breve vamos disponibilizar um checklist completão para sua infraestrutura de TI.

Um abraço!