Procurando conselhos para ajudar a mudar sua carreira em TI de boa para ótima? Você veio ao lugar certo, independentemente de você estar em busca de emprego, querer mudar de carreira ou avançar para posições mais altas, todos podem aproveitar boas orientações.

As próximas palavras de sabedoria podem ajudá-lo a se tornar indispensável na sua empresa, pedir um salário mais alto ou inspirá-lo a partir para uma nova carreira.

1 – Esteja sempre pronto e disposto a se adaptar

“As coisas mudam o tempo todo (processos, tecnologia, organizações, indústrias), então você precisa se adaptar rapidamente. Não fique pensando em como as coisas não são como eram antes”.

Um fator crucial da indústria de tecnologia é a mudança constante. Novas tecnologias se desenvolvem a cada ano, e os profissionais de TI precisam garantir que suas habilidades não se tornem obsoletas junto com os softwares antigos. Por exemplo: com mais empresas implementando a tecnologia em nuvem, muitos profissionais de TI estão mudando para carreiras na nuvem. 

Mantenha-se atualizado com a tecnologia, pois ela está mudando mais rapidamente do que você pensa.

Um trabalhador de tecnologia bem-sucedido se ajusta à mudança facilmente, portanto continue se atualizando e evoluindo suas habilidades. Inscreva-se em cursos, seja na empresa ou em cursos online, para melhorar suas habilidades ou entrar em um campo completamente novo, como realidade virtual ou IA. Independentemente do tópico, saiba como aplicar essas novas habilidades para ajudar sua empresa e sua carreira.

2 – Trabalhe em suas habilidades de comunicação 

“Existem milhares de pessoas que podem executar trabalhos técnicos. Mas existem apenas algumas que podem se comunicar com seus clientes e parceiros de negócios de maneira eficaz. Domine essa habilidade e você poderá ir longe.”

De acordo com uma pesquisa da Robert Half Technology, os CIOs informaram que a principal área em que os profissionais de TI poderiam melhorar era a comunicação escrita, interpessoal e face a face. Eles também disseram que é um dos principais conjuntos de habilidades necessárias para avançar na carreira em TI. 

Muitos profissionais de TI conhecem os detalhes de um software de computador ou um problema de infraestrutura, mas apenas alguns sabem como explicar com êxito como a tecnologia pode melhorar a organização em direção a seus objetivos.

Boas habilidades de comunicação são multifacetadas, pode ser tão simples quanto escrever um e-mail ou envolver situações mais complicadas, como explicar soluções para um novo cliente, discutir seu histórico de trabalho em uma entrevista ou fornecer e receber feedback. 

Você pode aprender muito observando colegas ao longo de sua carreira, mas também pode buscar cursos ou livros sobre como se comunicar melhor.

3 – Desenvolver habilidades de atendimento ao cliente é fundamental

Em uma carreira em TI, especialmente se você é mais técnico, as habilidades de atendimento ao cliente são cruciais. Trabalhe em habilidades interpessoais, de resolução de problemas, compreensão e o mais importante, tenha paciência. As pessoas que você está ajudando provavelmente não têm o treinamento técnico que você fez, e elas procuram por você para resolver os problemas de TI, mesmo que você não saiba a resposta. 

Lembre-se: “Um usuário final prefere ouvir “não” com um sorriso do que ter o problema resolvido, mas ser mal tratado”.

Outro conselho de atendimento ao cliente: 

“Lembre-se de que você não sabe a resposta para tudo. mas é melhor saber onde encontrá-la.” 

4 – Especialize-se em alguma coisa

“Escolha algo e torne-se um especialista. Não tente ser medíocre em várias coisas.”

A especialização em uma área é um dos tópicos mais comuns de conselhos sobre TI, e não é surpresa. Sim, os empregadores procuram candidatos que tenham uma variedade de experiências e habilidades, mas desejam que um candidato cumpra uma função específica, não cinco. 

Portanto, não perca o foco, é difícil desenvolver conhecimentos especializados em um tópico quando você investe em outros quatro.

No entanto, como observado anteriormente, ainda é importante poder se adaptar às mudanças. Explore novas áreas de tecnologia e, quando descobrir o que é apaixonado, especialize-se nela. 

“Você não pode ser um mestre Jedi em todas as tecnologias, domine uma área e seja o especialista da sua equipe ou da sua organização. ”

5 – Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de suas habilidades

“Esteja sempre disposto a aprender algo novo de qualquer pessoa na empresa, da posição mais baixa à mais alta. Estar disposto a ver o ponto de vista de alguém o ajudará a fazer seu trabalho ainda melhor. ”

Nunca diga não a uma oportunidade de aprendizado e tome a iniciativa de aprender com seus colegas e por conta própria. É recomendado, você trabalhar em algo fora do trabalho por no mínimo 30 a 45 minutos por dia. Você também pode obter uma certificação de TI, que pode ajudá-lo a encontrar um trabalho mais rápido, obter um salário mais alto e impulsionar sua carreira.

Outra maneira de avançar em sua carreira é encontrar um mentor. Discutir suas opções de carreira com um profissional mais experiente pode ajudá-lo a aprender sobre o setor e abrir portas para você ao longo do caminho. 

Se um colega pedir que você seja seu mentor, aproveite a oportunidade para aprender também com ele. “Cerque-se de pessoas mais inteligentes que você”, isso leva você a se esforçar mais e oferece muito mais chances de ser exposto a novas idéias.

6 – Apontar para a excelência

“Se você aceitar a responsabilidade por uma tarefa, conclua-a. Se você estragar tudo, você é o responsável, admita e crie um plano para corrigi-la. ”

O que pode ser o conselho mais importante e mais difícil da carreira em TI é sempre buscar a excelência. Ninguém quer trabalhar com alguém que comete erros continuamente sem abordá-los ou corrigi-los. Embora seja verdade que ninguém é perfeito e todos nós escorregamos de vez em quando, se você aceitar os erros e fornecer uma solução, sua equipe o respeitará.

Além disso, embora você deva sempre tomar iniciativa e se voluntariar para novos projetos, verifique se você vai ter o tempo necessário e pode dedicar sua atenção a cada projeto. 

“90% de ser percebido como um funcionário de alto valor é cumprir o que promete”.

7 – Entenda como o seu trabalho se relaciona com os negócios

“Você precisa entender o negócio.” 

Você sabe como suas responsabilidades diárias ajudam a empresa? Toda empresa, seja no setor financeiro, varejo, agrícola, ou outro, precisa de um departamento de TI para ter sucesso no mundo acelerado de hoje, impulsionado pela tecnologia. A compreensão dos objetivos e processos da sua organização o ajudará a adaptar a tecnologia para atender às necessidades da empresa e torná-la essencial para sua equipe. 

Se não tiver certeza de como sua posição ou responsabilidades se encaixam na empresa, pergunte a um colega ou gerente de seu departamento. Entender o quadro geral o ajudará a trabalhar com mais eficiência e mostra sua iniciativa para entender melhor os negócios.

8 – Seja atencioso com sua carreira

“Ao procurar um emprego, não corra atrás do dinheiro, aceite um trabalho que melhor se adapte ao que você quer e sabe fazer.”  

Se você quer uma carreira satisfatória e bem-sucedida, siga os conselhos acima. O dinheiro e o reconhecimento surgirão quando você encontrar uma atividade da qual desfrute plenamente e não se pareça muito com trabalho. 

Pesquisas da Robert Half e Happiness Works revelam que os principais fatores de felicidade para os profissionais de tecnologia são o reconhecimento da sua organização, assim como o seu sentimento de realização e interesse pelo trabalho. 

Portanto, quando você estiver procurando por uma mudança de carreira ou pensando em uma oferta de emprego, pense no que é importante para você e no que o fará feliz, além do salário. 

E lembre-se não leve este artigo como verdade única ou absoluta, pois é a “minha opinião”, discorde, questione, busque novas fontes e construa o seu conhecimento.

Sucesso na sua Carreira em TI!!

Fonte do artigo: Robert Half – Consultoria de Recursos Humanos