Este é um tema batido, mas toda semana eu recebo esta pergunta de iniciantes querendo saber por onde começar em uma carreira em TI.

Se você ainda está buscando a resposta, vou passar a minha visão e experiência sobre o assunto.

Em um mundo movido por tecnologia, muitas notícias sobre inovação tecnológica e empresas de sucesso, as pessoas deduzem que trabalhar com TI é a melhor escolha.

O primeiro passo é ignorar tudo que existe na mídia sobre carreira em TI: empregos sobrando, altos salários, startups milionárias, jovens disruptivos, tecnologias promissoras, etc.

Entenda que são apenas algumas dezenas de notícias avaliando algumas dezenas de casos em algumas poucas empresas. Quer exemplos?

  • Quantas empresas você conhece pessoalmente que usam de forma efetiva e com bons resultados tecnologias como: chatbot, IA, Machine Learning, Big Data, etc?
  • Quantos DevOps f#[email protected] você conhece, que manjam da metodologia e das ferramentas como: Docker, Chef, Ansible, Jenkins, etc?
  • Quantos desenvolvedores você conhece que estão ricos devido ao app que criaram?
  • Quantas startups você visitou que estão recebendo bons investimentos e contratando profissionais ninjas com bons salários?
  • Quantas empresas você visitou que tem uma boa gestão de TI e aplicam boas práticas como ITIL, COBIT, PMBOOK, etc.

E daí? Conhece muitos? Nenhum? Dá para contar nos dedos?

Já parou para pensar que os exemplos de empresas f#[email protected], empreendedoras, inovadoras e disruptivas são sempre os mesmos? Amazon, Uber, Airbnb, Conta Azul, Sambatech, Resultados Digitais, Rock Content, etc.

Diante disso, você deve ter percebido a dimensão da Área de TI e que tudo que você ouve falar é sei lá, 1% das milhares de empresas do Brasil e milhões de empreendimentos do mundo.

Devem existir cases de empresas muito melhores, complexos e mais inteligentes, os quais eu e você nunca ouvimos falar e talvez nunca chegaremos a conhecer.

No mundo real existem milhares de profissionais de TI no Brasil, brigando por vagas exigentes, pouco reconhecimento e baixos salários. Tudo isso com sistemas de recrutamento falhos que geralmente contratam os profissionais errados.

Sendo assim, todos os parâmetros que você tem sobre esta profissão estão errados.

Mas nem tudo é tão horrível, apesar do atraso, o mercado brasileiro está lentamente ganhando maturidade, entendo a importância da TI para o negócio e gerando uma demanda por bons profissionais. 

Por onde eu começo minha carreira em TI?

Agora que você entendeu um pouco do mercado, então planeje onde você quer chegar: que tipo de profissional você quer ser e quanto quer ganhar.

Essa parte é muito importante, é o erro que 99% dos profissionais já cometeram, inclusive eu:

Primeiro planeje o seu objetivo depois o meio para alcançá-lo.

O motivo é que a TI tem muitos caminhos, ramificações que você pode seguir e escolhas erradas fazem você perder dinheiro e o mais importante: tempo.

Feito isso, entenda que a carreira de TI é em Y, você começa como estagiário, trainee ou Jr, com o passar dos anos vira Pleno ou Sênior e então vem a encruzilhada do Y:

  • Se tiver perfil de gestão e liderança você pode tentar: supervisor, coordenador, gerente, diretor, CIO, etc.
  • Caso seu perfil seja técnico tem o caminho de especialista que desenvolve soluções, executa projetos e resolve problemas.

Ambas as áreas são reconhecidas e pagam muito bem.

Masss… Você deve ter percebido que após a encruzilhada ambos os caminhos não são fáceis e são para poucos.

Então vamos ao conselho prático: “escolha qual área atuar e se dedique ao máximo”.

Para quem é novato e está perdido, comece com cursos rápidos e gratuitos no YouTube, cursos baratos como os da Udemy, compre livros de quem já tem mais experiência e acompanhe os artigos de sites como o Diáro de TI.

No começo não precisa escolher algo muito específico, mas você precisa escolher algo que goste e qual linha seguir: infra, BD, desenvolvimento, segurança, etc… Pesquise bastante, pratique e entenda como o mercado escolhido funciona.

Somente depois de definir o caminho, escolha cursos mais completos como graduação ou certificações… Com esta estratégia você não perde tempo e dinheiro com as escolhas erradas.

Meu objetivo não é te desanimar, mas mostrar a verdade nua e crua sobre carreira em TI e te dar alguma orientação.

Eu poderia escrever horas sobre o assunto, porém eu já fiz isso! 

Escrevi um livro contando a minha experiência, erros, acertos e arrependimentos: Como planejar sua Carreira de TI, adquira o seu e boa sorte bom trabalho.

Explodiu sua cabeça? Fez sentido para você? Não concorda com o artigo? Deixe seu comentário, vamos discutir e construir conhecimento.