Custos de TI

Quando se trata de iniciativas de corte de custos, os custos de TI são muitas vezes os primeiros a serem avaliados, uma vez que é frequentemente visto como uma despesa e não um investimento.

No entanto, manter o ritmo no ambiente de negócios altamente competitivo de hoje, exige uma TI que seja ágil e eficiente.

As empresas esperam que os CIOs ofereçam tecnologia que transforme o negócio, porém com um orçamento menor.

Como é possível encontrar o equilíbrio para reduzir os custos de TI sem perder a eficiência?

1 – Reavaliar sua Infraestrutura

Um bom ponto de partida para reduzir os custos de TI seria a reavaliar seus custos com a infraestrutura: desde os servidores até a rede, pensar sobre renegociação de contratos, certificar-se se os valores gastos estão dentro do mercado.

Um consultor terceirizado de TI respeitável também pode ajudá-lo a otimizar os custos, ajudando refinar o projeto de infraestrutura.

Os CIOs também podem reavaliar projetos para determinar quais são críticos e prioridades para o futuro próximo e adiar quaisquer projetos que não se enquadram sob a égide do “importante e iminente“.

Algumas perguntas cabíveis, quando se analisa projetos de TI:

  • Este projeto é uma prioridade corporativa chave?
  • Se executar este projeto, os custos de TI vão diminuir no futuro?
  • Este projeto vai reduzir riscos de TI?

Se as respostas forem não, os projetos podem esperar.

2 – Otimizar a Eficiência

A consolidação da infraestrutura e operações podem permitir que o seu departamento de TI faça mais com menos.

As organizações estão olhando os servidores e pensando em soluções que possam alavancar a eficiência, como a Virtualização que aumenta a utilização de um servidor, permitindo assim que as empresas reduzam o número de servidores físicos armazenados no local.

Como resultado, os custos de armazenamento, hardware, e energia são efetivamente reduzidos, mas a sua agilidade nos negócios é aumentada.

3 – Plano para um Futuro mais Eficiente

Uma estratégia altamente eficaz de redução de custos de TI é realmente planejar com antecedência e equipar suas equipes de TI para que eles possam lidar com os desafios de negócios futuros.

Quando se trata de soluções de governança, as empresas são constantemente forçadas a repensar a sua estratégia de operações, em áreas que vão desde suporte de TI a aplicações móveis e computação em nuvem .

Mas quando você habilitar a TI para pensar no futuro, você está evitando gastos desnecessários e tratando o setor como um verdadeiro parceiro de negócio.

A chave para permitir qualquer redução de custo é alinhar a TI com o negócio para poder resolver problemas e mudanças.

Afim de alcançar uma verdadeira flexibilidade e agilidade as empresas devem ser pró-ativas e não reativas.

O maior desafio para os CIOs não será a remoção ou redução de custos, mas descobrir onde investir as economias emergentes.

A solução está na tecnologia, porém a relação entre rentabilidade, crescimento dos negócios, e investir em tecnologia pode ser complexo para qualquer negócio.

Resumindo, se você tem uma estratégia de negócio sólida é possível criar uma estratégia de TI com menos custo.

Parece complicado, mas não é, qualquer coisa releia o post.

Um abraço!