Sim, é possível ser valorizado e ganhar dinheiro com TI… Mas não crie expectativa que vai ser em 6 meses e apenas com 2, 3 cursos da Udemy ou do Youtube.

Passo 1 – Cursos rápidos

Cursos rápidos, baratos e até mesmo os cursos gratuitos do Youtube são excelentes para iniciar sua jornada, conhecer as áreas e te ajudar fazer escolhas dentro do extenso e complexo mundo da tecnologia.

Passo 2 – Aprofundar o conhecimento

Depois de pesquisar muito, fazer alguns cursos, conversar com pessoas da área e começar a decidir seu caminho, se vai ser desenvolvimento, infraestrutura, segurança, cloud, banco de dados, etc. você deve se aprofundar mais, buscar referências, especialistas, ler livros, fazer os melhores cursos e certificações e sim, vai custar tempo e dinheiro, mas veja isso como investimento e te digo que vale muito a pena.

Apesar de alguns torcerem o nariz, aconselho a cursar faculdade, um bom curso de graduação vai te dar uma excelente base para qualquer área que você for seguir na sua carreira, também te permite conhecer profissionais de várias áreas, professores, ter acesso a materiais e laboratório, além de te inserir no mundo de projetos e trabalho de equipe.

Passo 3 – Experiência

Você precisa ganhar experiência, mas pode demorar alguns anos, ou existe possibilidade de você conseguir isso em menos tempo. Basta trabalhar em muitos projetos intensamente, assim você vai adquirir a experiência necessária. É difícil e você vai dormir poucas horas por dia, mas é possível.

A velocidade para ganhar experiência depende de quanto tempo você está disposto a dedicar para isso. E não se culpe caso decida priorizar qualidade de vida e fazer um planejamento a longo prazo.

Também temos algumas pessoas que conseguem o melhor dos dois mundos, que é ser extremamente produtivo nas horas de trabalho definidas e depois aproveitar o dia. Algo bem difícil em mundo de redes sociais, home office, reuniões e tantas distrações.

Passo 4 – Negócio e Relacionamento

O passo seguinte é entender do negócio, business, mundo corporativo, como as empresas funcionam, como elas ganham dinheiro e como se relacionam.

Falando em relacionamento, você precisa aprender a lidar com clientes, colegas, diretoria, etc. Não existe mais espaço para aquele nerd tímido e introspectivo. Se for o seu caso, busque ajuda, psicólogo, estude sobre inteligência emocional, oratória e pratique falar em público para um grupo de pessoas.

Eu também era extremamente tímido e quando percebi que isso estava atrapalhando minha carreira, me forcei a fazer coisas que me travavam, no começo é frio na barriga, suador e nervosismo, mas depois de várias vezes, você acostuma e tudo flui normalmente, pode acreditar.

Passo 5 – Marketing Pessoal

E por último, depois de tudo isso, você precisa aprender a se vender, fazer o seu marketing pessoal e se posicionar no mercado de trabalho. Ajuste seu feed em redes sociais, melhore seu LinkedIn e principalmente, seja honesto quanto ao seu conhecimento, não floreie demais e não adicione atividades que não conhece.

Você pode colocar que tem pouca experiência em determinado assunto que você já viu, mas não domina.

Pesquise vagas da sua área, analise a descrição, como os recrutadores divulgam o que precisam, daí ajuste suas informações de forma clara e precisa. Essa dica também é legal para você entender o que as empresas esperam de um profissional da sua área e descobrir quais skills ou conhecimento que faltam para você preencher as os requisitos da vaga ou subir de cargo.

Dica bônus para ganhar dinheiro com TI

Aprenda inglês, são muitas vantagens: mais material, acesso rápido a inovações, networking fantástico, possibilidade de trabalhar em empresas fora do país (remoto ou presencialmente) e principalmente, incremento no salário.

Com todas essas características é impossível você ser mal remunerado. Se não está dando certo para você, com certeza está fazendo algo errado em um ou mais dos passos acima.

Se fizer menos que isso, vai estar fazendo o que todo mundo faz, isso é a média, mediano, portanto você vai ser remunerado conforme a média. Nada mais justo!

E se você acha 3, 5, 10 anos muito tempo para executar esses passos, lembre-se que esses anos vão passar de qualquer forma… Onde e como você quer estar daqui alguns anos?

Achou difícil, demorado e trabalhoso ganhar dinheiro com TI ? Pois saiba que para qualquer profissão é assim, infelizmente não existe caminho fácil e rápido.

É por isso que temos tanta evasão dos cursos de TI e faltam tantos profissionais qualificados. O que torna a carreira de TI uma das mais rentáveis e disputadas do momento.

Não sei se te decepcionei ou te ajudei, mas espero que essas dicas sejam úteis de alguma forma.

Compartilhe essa mensagem… Bons estudos e sucesso!