Modelo para Gestão de Projetos de TI

Continuando com os Modelos de Governança temos: Gestão de Projetos que é o processo de organizar a TI para que as mudanças sejam implementadas de forma eficiente dentro de uma organização.

Vamos exemplificar: provavelmente você tem um monte de projetos que você quer fazer, está fazendo ou sonha fazer. Está uma zona, você começou vários projetos, está fazendo todos ao mesmo tempo e já fazem meses ou anos que nada evolui.

Se sua empresa é pequena e você tem pouca mão de obra ou tempo disponível a solução seria simplesmente parar tudo que está fazendo e organizar a bagunça. Você pode utilizar aplicativos de tarefas como:

  • Todoist – Tarefas (Eu uso este);
  • Trello – Tarefas;
  • Omnifocus – Tarefas no Mac e iOS;
  • Evernote – Anotações (Eu uso este).

Agora se você tem uns “caras de ti” te auxiliando e projetos críticos, seria melhor fazer uma Gestão de Projetos utilizando algum modelo específico.

Muitas empresas precisam alcançar metas e a conclusão de projetos contribuem para os seus objetivos. Muitas vezes, os projetos têm uma duração finita, envolvem uma série de atividades e pessoas, e têm prazos e orçamentos fixos.

Os gerentes de projeto planejam, monitorar e tomar ações corretivas quando necessário.

Desenvolver competência em Gestão de Projetos tem muitos benefícios.

Não importa o seu papel, você vai ter de gerir, ou participar de um projeto em algum momento durante a sua carreira.

É preciso uma grande dose de habilidade para fazer isso bem, mas o tempo que você investir na construção de boas habilidades de gerenciamento de projetos vai acabar trazendo muito retorno.

Você pode contribuir para o cumprimento dos objetivos de uma organização através da execução de projetos no prazo e dentro do orçamento. Isso pode produzir resultados reais de negócios e melhorar a sua reputação.

E quando você souber como organizar, programar e delegar tarefas, você também pode reduzir o stress para si e para os membros da equipe.

Todo o ciclo de vida do gerenciamento de projetos e seus processos recaem em cinco grupos:

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e Controle
  5. Encerramento.

Já as dez áreas do gerenciamento de projetos que abrangem são: Aquisição, Integração, Escopo, Custos, Tempo, Recursos Humanos, Comunicação, Qualidade, Riscos e Partes Interessadas.

Elas interagem de forma integrada para cumprir as funções de planejamento, organização, motivação, direção e controle da gestão de projetos.

Áreas do Gerenciamento de Projetos

Fonte: Logos Assessoria

Metodologias de Gestão de Projetos

Uma vez que você está familiarizado com as muitas ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar seus projetos de forma mais eficiente, você pode querer saber mais sobre as principais metodologias de gerenciamento de projetos.

PMBOK

PMBOK significa Project Management Body of Knowledge. Esta abordagem centra-se em habilidades de gerenciamento de projetos comuns, tais como entradas e saídas de orçamento e gerenciamento, e é comumente usado nos EUA.

PRINCE2

É para projetos em ambientes controlados. Esta abordagem credenciada é amplamente utilizado no Reino Unido e outros países de língua inglesa.

Você pode usá-lo para, entre outras coisas, clarificar os papéis das pessoas, manter as linhas de comunicação abertas, gerenciar o risco do projeto e estabelecer os custos de base.

Agile Project Management

É uma outra abordagem popular. Este geralmente funciona bem para projetos em ambientes complexos, que se movem rapidamente, porque permite que você e sua equipe possam responder de forma flexível à evolução das necessidades e exigências.

Vamos entender um pouco mais o principal modelo para Gestão de Projetos, o PMBOK.

PMBOK

Guia PMBOKO PMBOK contém o padrão e o guia globalmente reconhecidos para a profissão de gerenciamento de projetos.

Um padrão é um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidos.

Assim como em outras profissões, o conhecimento contido neste padrão evoluiu a partir das boas práticas reconhecidas por profissionais de gerenciamento de projetos que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Definição

O Guia PMBOK fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.

O guia é baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto. Essa abordagem se assemelha à empregada por outras normas como a ISO 9000 e o Software Engineering Institute’s, CMMI.

Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho. A descrição de cada um deles é feita em termos de:

  • Entradas(documentos, produtos etc.);
  • Ferramentas e técnicas (que se aplicam às entradas);
  • Saídas (documentos, produtos etc.).

Onde podemos aplicá-lo?

As boas práticas de Gestão de Projetos, descritas no PMBOK® Guide, podem ser aplicadas em todos os tipos de projetos, independentemente do segmento, área, dimensões, pessoas envolvidas, prazos e orçamentos.

É muito comum que os projetos não sejam percebidos nas instituições, e assim, não são tratados como projetos, e, muitas vezes, nem são gerenciados, causando desgastes.

Lidamos diariamente com eles, ao:

  • Desenvolver um novo produto ou serviço;
  • Efetuar mudança na estrutura, no pessoal ou no estilo de uma organização;
  • Conceber um novo veículo de transporte;
  • Desenvolver ou adquirir um sistema de informações novo ou modificado;
  • Construir um edifício ou uma instalação;
  • Conduzir uma campanha política;
  • Implantar um novo procedimento ou processo de negócio;

E a lista não termina aqui, podemos incluir todas as operações com as características descritas acima e assim reconheceremos nossos projetos.

Quais os benefícios?

  • As atividades de Gestão do Projeto são padronizadas;
  • A comunicação é padronizada entre os integrantes da equipe e subcontratados;
  • Reduz-se o número de atividades que poderiam ser esquecidas;
  • Garante que os recursos estão sendo usados de maneira eficiente;
  • Fornece informações à administração da empresa sobre o real andamento do projeto;
  • Reduz o tempo para lançamento de novos produtos;
  • Reduz a ocorrência de surpresas negativas no projeto, com a adequada administração dos riscos;
  • Aumenta-se significativamente a probabilidade de sucesso do projeto (dentro do prazo, dentro do orçamento, e de acordo com suas especificações);
  • Redução no custo de desenvolvimento de projetos.

O Guia PMBOK estabelece uma linguagem comum para a profissão, servindo de referência básica para qualquer um que se interesse pelo Gerenciamento de Projetos e, como tal, não deve ser encarado como um documento que contemple a totalidade do conhecimento de Gerenciamento de Projetos.

Periodicamente serão feitas revisões e novas versões serão desenvolvidas.

Um abraço!