Com certeza ser profissional de TI é a pior decisão que você vai tomar na sua vida, a prova disso é que eu estou escrevendo este artigo.

Trabalhar com Ti nos leva a uma certa instabilidade emocional e nos leva a momentos de revolta, este é um destes momentos.

Peça para um profissional de TI que já está a um certo tempo no  mercado qual é a sua rotina, quais as vantagens e desvantagens de sua profissão.

Pois eu lhes conto:

Rotina de um profissional de TI

  • Uma lista de coisas para fazer que nunca acaba, NUNCA ACABA, se tiver 10 ítens na sua lista e você faz 3 ou 4 destas tarefas, no final do dia como em um passe de mágica você tem 15 ítens.
  • Você vai desejar que seu dia tenha mais horas, pois as horas nunca são suficientes.
  • Você fica feliz quando chega o fim de semana, fica feliz por que acha que vai ter sossego para terminar o que não conseguiu durante a semana.
  • Você vai ter que estudar por toda a eternidade, pois quando você acabar um curso ou aprendizado sobre determinado assunto já vão ter surgido mais 3 assuntos super inovadores para você estudar. Não sei quem são as pessoas que inventam tantas coisas, mas não são humanas, são demônios que sentem prazer e se divertem com o nosso sofrimento.
  • Mesmo você não tendo vida e sendo uma máquina de aprendizado e resultados, não vai fazer diferença nenhuma na sua carreira ou no seu bolso, pois nenhum profissional de TI tem vida. Sendo assim o mercado está cheio de caras da TI, a demanda é maior que a procura então não tem por que você ganhar mais.
  • Não acreditem nestas pesquisas e relatórios que dizem faltar profissionais de TI; dizem que daqui tantos anos faltarão milhares de profissionais no mercado e o mundo se encaminha para o caos tecnológico. NÃO SE ENGANE!
  • Faz 20 anos que TI é a profissão do futuro, fazem anos que divulgam esta ladainha e o mercado continua a mesma chatice de sempre, muitas novidades, muito trabalho, muito estudo e salários medíocres.

Raridade

Você precisa entender o seguinte: o que regula o valor que você vai ganhar, o valor da sua profissão, não é conhecimento, não é o tipo de profissão mas sim a raridade. 

A raridade de um profissional é o que define o quanto ele vai ganhar, por isso que as profissões que tem um monte de profissionais pagam pouco, por exemplo: professores, policiais pessoal do chão de fábrica, etc. e com TI não é diferente.

Veja bem, não estou denegrindo estas profissões, estamos falando da realidade do mercado de trabalho. Eu sei que se você chegou neste artigo e continua lendo é por que você tem o mínimo de bom senso. Mas com a internet mimimi de hoje é bom deixar tudo claro.

Voltando ao assunto, a prova de que profissional de TI está se tornando algo comum é que quando surge uma coisa nova vão todos na onda e passam a “dominar” o assunto.

Quer uma prova disso?

Pergunte a qualquer profissional de TI quais são as novas tendências, como vai ser o futuro, o que você deve estudar, pergunte a ele o que ele está estudando.

90 por cento ( não sei de onde tirei este número) vai responder: IoT, Cloud, Virtualização, Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data, etc (estes são os assunto no momento que escrevo este artigo).

Aposto que agora você se assustou, seus ombros caíram e você tomou uma martelada de realidade, e já vou dar spoiler, este artigo não vai melhorar e não vai ter final feliz.

Normatização e regras

Outra coisa chata que está ocorrendo é esta normatização das coisas, cada vez mais surgem regras do que você deve fazer e como deve fazer.

Quer um exemplo disso?

Conte quantas vezes aparecem a expressão “Profissional de TI” neste artigo, com certeza a maioria já sabe o por que, pois a maioria dos profissionais de TI sabem as mesmas coisas, por isso seu salário é tão baixo… Raridade, lembre-se disso.

Vou explicar para os que não entenderam: profissional de TI é a palavra-chave deste artigo e precisa ser citada várias vezes, precisa aparecer nos títulos, na meta-descrição, etc. Tudo para que o artigo e o site sejam melhor ranqueado no Google, então mesmo depois de pronto eu vou ter que revisar o artigo e se preciso for eu insiro mais palavras-chaves.

Entendeu? Não basta você ser um Jedi da computação no meio de milhares de Jedis, não basta você dedicar quase todas as horas da sua vida, você tem que vender a sua alma.

Assuntos da moda

Profissional de TI

Tem conversa mais chata que startups, empreendedorismo, marketing digital, nuvem, Big Data?

E o pior de todos: inteligência artificial, sendo que não tem nada que preste ainda no mercado, mas todo mundo se comporta como se daqui uns dias a Skynet vai se levantar e dominar o mundo, outros mais pirados de tanto café, já acham que vivemos na Matrix.

Isso tudo é muito chato e está longe da realidade da maioria das empresas. Quando você volta para o mundo real: as empresas tem dificuldade para aceitar usar um webmail e os marketeiros que querem vender serviços, ficam com esta ladainha de tudo na nuvem.

De que jeito? Os caras não querem nem abandonar o Outlook.

Vai explicar para o diretor, conselho, chefe, que você quer abandonar toda infraestrutura da empresa e migrar para nuvem, explica que vai pagar centenas ou milhares de dólares, mas mesmo assim vai ser mais eficiente, seguro e mais barato por que você paga por demanda.

Já escutou esta conversa né? Se identificou? Já veio um super, mega power certificado revendedor te oferecer esta super proposta?

Pois é, infelizmente só quem é de TI vê vantagens nisso!

Pois até você provar para o chefe vão ser muitos cálculos criativos, justificativas e ganhos a longo prazo que ninguém vai medir. No fim você gastou um caminhão de dinheiro, os consultores mágicos sumiram e a sua infraestrutura continua funcionando do mesmo jeito.

Antes que alguém comente, eu sei que a infra ficou mais robusta, mais segura, que há muito mais dados sendo processados sem perder perfomance, que a agilidade na resolução de problemas e a produtividade aumentou, blá, blá, blá.

A má notícia é que só eu e você sabemos disso.

E quando você acha que nada mais pode piorar… Depois de uns dois anos você está se virando para apresentar uns KPIs que justifiquem os seus gastos e você já tem mais uma porcaria de tecnologia para investir, mais serviços pagos em dólares e mensais, mais consultores alegres e saltitantes para te encher o saco com cálculos mágicos e as inúmeras vantagens daquela nova tecnologia.

São os Dementadores (procura no Google e coloca em imagens)! São horríveis!

Conclusão

Profissional de TI

Pessoal o objetivo é divertir vocês, eu sei que apesar dos meus exageros esta é a realidade de muitos profissionais. Mas é apenas um dia ruim, ou dois, ou vários, não importa.

Apesar de todos estes problemas e a dificuldade que enfrentamos de lidar com pessoas, com orçamentos baixos, fornecedores, etc. TI é uma ótima profissão, é algo desafiador e excelente para quem adora resolver problemas, leia o artigo sobre Skills.

Para lidar com estes problemas, a dica que eu dou e estou seguindo agora é: se especialize em determinado assunto e ignore todo o resto, como já comentei neste super artigo sobre carreira de TI.

Trabalhe um determinado número de horas por dia e pare, vá fazer outra coisa, vai viver sua vida. Se você já tiver uma certa experiência já deve ter percebido que muitas das horas que você perdeu e coisas que você aprendeu, hoje não servem pra nada.

É óbvio que valorizo a minha experiência e que aprendi muito com erros e acertos, mas hoje existem muito mais informação e muito mais tecnologias novas surgindo a todo momento, não é possível acompanhar tudo.

É preciso fazer escolhas e mesmo se você errar, em um ano ou dois faça novas escolhas, uma nova especialidade.

Quanto aos consultores que comentei, eles são uns malas mas são necessários, pois são treinados na tecnologia e são uma ponte importante entre cliente e fornecedor. A melhor coisa é avaliar e escolher bem seus fornecedores. Se você souber escolher eles serão de extrema importância para o seu negócio.

Quanto ao dinheiro, como ganho grana?

Sendo bem sincero, eu não tenho a menor idéia… O conselho que posso dar quanto a ganhar dinheiro é seja um profissional raro e esteja no lugar certo (cidade, empresa, país, etc).

Sei lá como você vai fazer isso: aumentando sua inteligência emocional, aprendendo sobre vendas, marketing pessoal, melhorando sua produtividade, achando uma solução para algo que ninguém achou ainda, abrindo seu próprio negócio, etc…

Boa sorte pessoal!

Um abraço!

PS: boa sorte nada… O cara se mata trabalhando e estudando pra depender de sorte? Desculpa aí!

….

Quer saber mais e como alavancar sua carreira na TI? Dá uma olhada neste super livro no link: O Guia definitivo sobre Carreira de TI