Você está ciente da importância da qualidade total? As expectativas dos clientes estão em alta há algum tempo. Os clientes modernos estão profundamente cientes de quão poderosa é a tecnologia de hoje e esperam que as organizações aproveitem esse poder para fornecer a eles o melhor em serviços e produtos de qualidade.

Isso significa que as empresas precisam enfrentar o desafio de atender a essas expectativas elevadas ou correr o risco de cair no esquecimento à medida que a concorrência avança. 

Para as organizações de TI, a necessidade de evoluir e melhorar constantemente suas ofertas é ainda mais necessária. Essa realidade deu origem à utilização de métodos de gerenciamento de negócios como: Agile, Lean e DevOps.

O aproveitamento das melhores práticas e metodologias modernas de negócios permite que as organizações de TI mantenham uma rápida velocidade de desenvolvimento que atenda à demanda dos clientes. 

No entanto, somente velocidade, sem qualidade, não é o melhor cenário.

É aqui que a Gestão de Qualidade Total pode ajudar a preencher as lacunas e ajudar as organizações a manter um controle sobre a qualidade enquanto pressionam sua aceleração ao máximo.

O que é Gestão de Qualidade Total?

O Total Quality Management (TQM) é uma abordagem de gerenciamento que busca proporcionar sucesso a longo prazo, proporcionando satisfação inigualável ao cliente, através da entrega constante de serviços de TI de qualidade. 

Para executar adequadamente os métodos de Qualidade Total, toda a organização precisa operar como uma única unidade em busca da excelência. Conseguir isso é realizado com foco em 7 pilares:

  1. Cliente em primeiro lugar – O primeiro e principal pilar de sucesso da Qualidade Total é um foco inabalável na experiência do cliente em todas as interações com a organização. Desde o primeiro contato até a compra e o suporte contínuo, o cliente deve sempre ser a principal prioridade.
  2. Propriedade dos funcionários – Qualidade Total exige o envolvimento de todos os membros da equipe para garantir que um controle completo da qualidade seja oferecido em todos os níveis. Qualidade Total não se concentra em um único departamento, porque o objetivo é fornecer aos clientes uma ótima experiência em todos os níveis da organização.
  3. Baseado em processos – Qualidade Total concentra-se na criação e implementação de processos que fornecem às organizações a capacidade de encontrar e repetir o sucesso. Quantificar o sucesso e definir as etapas adotadas para chegar lá são essenciais para a implementação bem-sucedida de Qualidade Total.
  4. Integração de sistemas – As estratégias de Qualidade Total giram em torno da alavancagem de todos os ativos disponíveis para a empresa. Isso é conseguido através de integrações de sistemas que combinam partes díspares da organização em uma única máquina bem lubrificada, trabalhando em completa sinergia.
  5. Comunicação – Qualidade Total exige que cada membro da equipe esteja no seu melhor e funcione como um membro que agrega valor à equipe. Isso significa que a comunicação e a transparência são um princípio central das práticas bem-sucedidas de Qualidade Total.
  6. Orientado a dados – Qualidade Total não emprega suposições. Em vez disso, os dados são aproveitados para a melhoria da organização e as decisões são tomadas com base em fatos quantificáveis.
  7. Melhoria constante – Qualidade Total não é um processo único. A perfeição é impossível, por isso deve sempre ser buscada para aproximar a organização o máximo possível.

Esses pilares daQualidade Total atuam como uma estrutura para todas as decisões tomadas dentro da metodologia. Se a organização se sentir perdida, esses ideais são suas estrelas norteadoras para corrigir seu curso. A implementação de Qualidade Total envolve fazer mudanças em toda a empresa, de como o trabalho é realizado.

Como implementar a Gestão de Qualidade Total?

O primeiro passo para implementar qualquer novo sistema é uma avaliação honesta da organização, como é hoje. A implementação de Qualidade Total é algo que deve ser aplicado à estrutura atual da organização e não há um guia passo a passo que lhe dirá como fazer isso para o seu negócio. Cada empresa é única e requer sua própria abordagem, mas os princípios básicos da Qualidade Total podem orientar cada decisão.

Criar uma ênfase na satisfação do cliente mudará a maneira como os departamentos pensam sobre seus deveres. Se algo que eles estão fazendo não ajuda na melhoria da qualidade do produto ou no aumento da experiência do cliente, eles não estão indo na direção certa. Cada funcionário deve assumir a propriedade de sua função e estar pronto para considerar maneiras pelas quais eles podem melhorar seu próprio departamento e resultados.

A comunicação em toda a organização é essencial para educar a todos sobre as mudanças que estão por vir e, ao mesmo tempo, fornecer uma via para receber feedback. Os colaboradores terão muito mais facilidade em estabelecer um sentimento de propriedade sobre o processo quando souberem que sua voz é ouvida e tiverem uma mão para orientar as mudanças.

Um dos aspectos mais importantes da entrega de qualidade é o gerenciamento de erros. Não importa o quanto todos estejam focados em melhorar a qualidade, as organizações de TI sempre encontrarão um problema ou outro. Criar processos que atenuam problemas é essencial para o sucesso da Qualidade Total. Os erros devem ser tratados e tratados o mais rápido possível, é claro, mas também devem ser registrados e rastreados.

Rastrear métricas e comparar os resultados das operações antes e depois das alterações é a melhor maneira de aprender o que funciona e o que não funciona. Também é imperativo que os sistemas sejam estruturados e seguidos para garantir que o sucesso possa ser replicado e melhorado. O processo de melhoria nunca deve estagnar, garantindo que a busca pela perfeição nunca termine.

Fonte: https://www.bmc.com/blogs/tqm-total-quality-management/