Vamos entender para que serve a Governança de TI.

Até pouco tempo atrás tínhamos o CPD (Centro de Processamento de Dados), depois CI (Centro de Informática) ou DI (Departamento de Informática).

Eram setores técnicos, onde basicamente se processavam dados e ofereciam suporte ao usuário.

Com a evolução da internet, globalização e conectividade das empresas, percebe-se o “valor” da Informação. Hardware e software passam a ser apenas um meio dando origem a TI (Tecnologia da Informação)

Nos dias atuais estão ocorrendo diversas mudanças que vamos listar aqui:

No Ambiente de Negócios

  • Competição dos novos empreendedores;
  • Novos produtos e serviços;
  • Novos concorrentes globais de baixo custo;
  • Ciclo de vida cada vez mais curto dos produtos e serviços;
  • Clientes mais exigentes;
  • Maior transparência e segurança nos negócios;
  • Aumento do poder de compra dos consumidores.

Integrações Tecnológicas

Os diversos setores das empresas estão cada vez mais usando a TI para integrar e automatizar funções, veja estes exemplos:

  • Temos a gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos no Brasil;
  • Integração de toda gestão da empresa através de ERP (Enterprise Resource Planning);
  • Integração entre planejamento de produção e chão de fábrica com MES – Manufacturing Execution Systems;
  • Gestão de clientes altamente sofisticada, através de aplicativos de CRM –  Customer Resource Management;
  • Integração de redes, infraestrutura e comunicação;

Toda esta informação e integração, tornou-se vital e ao mesmo tempo um risco para continuidade do negócios, o que acabou dando mais visibilidade para TI.

Obviamente tal risco deve ser mitigado e contingenciado de uma forma nunca imaginada até então.

Até o menos experiente administrador de TI, já percebeu o risco que é para o seu negócio uma TI mal gerenciada, pois provavelmente já precisou lidar com um incidente de indisponibilidade ou perda de dados de aplicações críticas.

Serviços de TI

O que os usuários esperam da TI?

  • Projetos dentro do prazo e orçamento;
  • Atendimento aos requisitos do negócio;
  • Disponibilidade das aplicações;
  • Disponibilidade da infraestrutura;
  • Capacidade para expandir o negócio;
  • Rápida resolução de incidentes e de serviços.

Tudo isto requer gestão e organização orientadas à prestação de serviços.

A dependência do negócio em relação à TI

Quanto mais as operações diárias e as estratégias corporativas chaves dependem da TI, maior é o papel estratégico da TI para a empresa.

A TI tornou-se essencial e vital dentro de praticamente todas as empresas e negócios. O que dá origem a frase:

Alinhar TI ao negócio.

Baseada no conceito de Governança Corporativa surgiu a “Governança de TI“. Criada para suprir as necessidades de gestão dos diversos segmentos da TI.

Clique aqui para descobrir do que se trata esta tal de Governança de TI.

Vamos continuar analisando a Governança de TI nos próximos posts.