A “Internet das coisas” (IoT) está se tornando um assunto cada vez mais falado nas empresas e fora delas. É um conceito que não só tem o potencial de impactar a forma como vivemos, mas também como trabalhamos.

Mas o que é exatamente a “Internet das coisas” e qual o impacto que terá sobre você, se for o caso?

Há muitas complexidades em torno da “Internet das coisas”, mas focar no básico. Muitas conversas técnicas estão sendo realizadas, porém muitas pessoas ainda tentam entender o básico sobre essas conversas.

Vamos começar entendendo algumas coisas:

A Internet de banda larga se tornou amplamente disponível, o custo da conexão está diminuindo, mais dispositivos estão sendo criados com recursos Wi-Fi e sensores incorporados, os custos de tecnologia estão baixando e a penetração do smartphone é um processo de crescimento contínuo. Todas essas coisas estão criando um “ambiente perfeito” para o IoT.

Internet das Coisas

Então, o que é a Internet das coisas?

Simplificando, este é o conceito de conectar na internet qualquer dispositivo com uma opção de ligar e desligar. Isso inclui tudo, desde celulares, cafeteiras, máquinas de lavar roupa, fones de ouvido, lâmpadas, dispositivos portáteis e quase qualquer outra coisa que você possa imaginar.

Isso também se aplica a componentes de máquinas, por exemplo, um motor a jato de um avião ou a broca de uma plataforma de petróleo. Como eu mencionei, se ele tem um interruptor on-off, tem chance de fazer parte do IoT.

Gartner diz que até 2020 haverá mais de 26 bilhões de dispositivos conectados. Isso é um monte de conexões (alguns até estimam que esse número seja muito maior, mais de 100 bilhões). O IoT é uma rede gigante de “coisas” conectadas (que também inclui pessoas).

O relacionamento será entre:

  • Pessoas <-> pessoas;
  • Pessoas <-> coisas;
  • Coisas <-> coisas.

Veja este infográfico criado pela Intel:

Internet das Coisas

Como isso impacta você?

A nova regra para o futuro será: “Qualquer coisa que possa ser conectada, será conectada“. Mas por que você vai querer que tantos dispositivos conectados falem uns com os outros?

Existem muitos exemplos do potencial que isso pode ter. Digamos por exemplo: você está a caminho de uma reunião, seu carro pode ter acesso a sua agenda e já planejar a melhor rota a seguir. Se o tráfego estiver ruim, seu carro pode enviar um texto para seus colegas notificando-os que você vai se atrasar.

E o seu despertador ao acordá-lo às 6 da manhã, já notifica sua cafeteira para preparar café para você.

E se o sua impressora do escritório soubesse que o suprimento está acabando e automaticamente pedisse mais?

E se um dispositivo portátil usado no local de trabalho pudesse dizer quando e onde você estava mais ativo e produtivo, compartilhando essa informação com outros dispositivos que você usou enquanto trabalhava?

Internet das CoisasEm uma escala mais ampla, o IoT pode ser aplicado a coisas como redes de transporte: “cidades inteligentes” que podem nos ajudar a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência de coisas como o uso de energia. Isso nos ajuda a entender e melhorar a forma como trabalhamos e vivemos.

A realidade é que o IoT permite oportunidades e conexões praticamente infinitas, muitas das quais nem sequer pensamos ou compreendemos qual seria o impacto. Não é difícil ver como e por que o IoT é um tema tão quente hoje em dia.

Certamente abre a porta para muitas oportunidades, mas também para muitos desafios.

Segurança

Segurança é a grande questão abordada, com bilhões de dispositivos conectados entre si, o que as pessoas podem fazer para garantir que suas informações permaneçam seguras? Alguém será capaz de invadir sua torradeira e assim obter acesso a toda a sua rede?

Os ataques cibernéticos também são uma ameaça crescente à medida que mais dispositivos conectados aparecem em todo o mundo. Os hackers poderiam penetrar em carros conectados, infra-estrutura crítica e até mesmo nas casas das pessoas.

O IoT também é uma ameaça à segurança de empresas em todo o mundo, e temos a questão da privacidade e do compartilhamento de dados, este já é um problema hoje, imagine quanto tiver muitos bilhões de dispositivos conectados.

Outra questão que as empresas vão se deparar é a enorme quantidade de dados que todos esses dispositivos vão produzir. As empresas precisam descobrir uma maneira de armazenar, rastrear, analisar e dar sentido aos dados que serão gerados.

Termos e definições básicas de IoT

Abaixo, fornecemos um glossário com os principais termos de Internet das coisas:

  • Internet das coisas: uma rede de objetos conectados à internet capazes de coletar e trocar dados usando sensores incorporados.
  • Dispositivo IoT: qualquer dispositivo autônomo conectado à internet que possa ser monitorado e / ou controlado a partir de uma localização remota.
  • Ecossistema IoT: todos os componentes que permitem às empresas, governos e consumidores se conectarem aos seus dispositivos IoT, incluindo controles remotos, painéis, redes, gateways, análises, armazenamento de dados e segurança.
  • Entidade: inclui empresas, governos e consumidores.
  • Camada física: o hardware que compõem um dispositivo IoT, incluindo sensores e equipamentos de rede.
  • Camada de rede: responsável pela transmissão dos dados coletados pela camada física para diferentes dispositivos.
  • Camada de aplicação: inclui os protocolos e as interfaces que os dispositivos usam para se identificar e se comunicar entre si.
  • Controle Remotos: habilita entidades que utilizem dispositivos IoT para se conectarem e controlá-los usando um painel de controle, como um aplicativo móvel. Eles incluem smartphones, tablets, PCs, smartwatches, TVs conectadas e controles remotos não tradicionais.
  • Painel: exibe informações sobre o ecossistema IoT para usuários e permite que eles controlem seu ecossistema IoT, geralmente é alojado em um controle remoto.
  • Processamento de Dados e Análise: sistemas de software que analisam os dados gerados pelos dispositivos IoT, a análise pode ser usada para uma variedade de cenários, como a manutenção preditiva.
  • Armazenamento de dados: onde os dados dos dispositivos IoT são armazenados.
  • Redes: a camada de comunicação da Internet que permite que a entidade se comunique com seu dispositivo e às vezes permite que os dispositivos se comuniquem uns com os outros.

Previsões, Tendências e Mercado de IoT

O serviço de pesquisa premium BI Intelligence, espera que existam mais de 24 bilhões de dispositivos IoT na Terra até 2020. Isso é aproximadamente quatro dispositivos para todo ser humano no planeta.

E à medida que abordamos esse ponto, US $ 6 bilhões fluirão para as soluções IoT, incluindo desenvolvimento de aplicativos, hardware de dispositivos, integração de sistemas, armazenamento de dados, segurança e conectividade. Mas esse será o dinheiro bem gasto, já que esses investimentos gerarão US $ 13 trilhões até 2025.

Quem colherá esses benefícios? Existem três grandes entidades que usarão os ecossistemas IoT: consumidores, governos e empresas.

Plataformas IoT

Um dispositivo IoT se conecta a outro para transmitir informações usando protocolos de transferência na Internet. As plataformas IoT servem como ponte entre os sensores dos dispositivos e as redes de dados.

As seguintes empresas são algumas das principais plataformas IoT no mercado hoje:

  • Amazon Web Services
  • Microsoft Azure
  • ThingWorx IoT Platform
  • IBM Watson
  • Cisco IoT Cloud Connect
  • Salesforce IoT Cloud
  • Oracle Integrated Cloud
  • GE Predix

E agora?

As conversas sobre o IoT estão ocorrendo em todo o mundo enquanto procuramos entender como isso afetará nossas vidas. Também estamos tentando entender quais serão as oportunidades e desafios à medida que mais e mais dispositivos começam a se juntar ao IoT.

Por enquanto a melhor coisa que podemos fazer é aprender sobre IoT e qual seu impacto em como trabalhamos e vivemos.

Fontes:
https://www.forbes.com/sites/jacobmorgan/2014/05/13/simple-explanation-internet-things-that-anyone-can-understand/#108a79f71d09
http://www.businessinsider.com/what-is-the-internet-of-things-definition-2016-8