Já faz um certo tempo, anos que vejo a mesma reclamação por parte dos recrutadores: “faltam profissionais qualificados em TI”.  Será que estes recrutadores estão realmente certos?

E não estou falando somente de RH, estou falando de todo processo de contratação: headhunters, psicólogos, analistas de RH, gerentes, coordenadores, diretores, donos de empresas, etc.

Eu levanto este questionamento por que está ficando chato, são números e mais números de vagas que não são preenchidas por não ter profissionais  de TI qualificados.

Veja um trecho do relatório da Robert Half:

Contratação ainda está difícil: 51% dos recrutadores afirmaram ter a percepção de que contratar profissionais qualificados no momento atual está difícil ou muito difícil. No trimestre anterior, 52% dos recrutadores possuíam essa percepção.

Com uma rápida pesquisa no Google temos os seguintes destaques:

  • Empresários buscam profissionais qualificados para vagas de emprego
  • A escassez de profissionais qualificados
  • Falta de profissionais qualificados em TI
  • O crescimento do e-commerce no Brasil e a falta de profissionais qualificados
  • Por que falta mão de obra qualificada em TI no País?
  • Recrutadores estão desesperados por profissionais qualificados

Então comecei a refletir sobre o assunto… Percebi que eu tenho vários amigos profissionais de TI que estão em busca de emprego ou gostariam de uma nova colocação. Agora, imaginem quantos excelentes profissionais de TI não estão em busca de uma vaga mas não conseguem.

Uma das justificativas do mercado é a educação, dizem que as escolas e universidades não preparam os alunos para as demandas do mercado, não ensinam as habilidades necessárias.

Mas afinal quais são estas habilidades?

Devido a complexidade das carreiras de TI, nem todos recrutadores sabem, depende da vivência e experiência de cada um recrutador.

Quer ver uma coisa doida? Coloque a sua profissão ou a que almeja na busca do Linkedin ou naquele site famoso de empregos, o que começa com C e termina com atho. Observem as vagas oferecidas e os perfis dos profissionais que aparecem, é tudo rigorosamente um diferente do outro, mesmo sendo a mesma profissão, é de ficar maluco.

Façam as contas: as notícias sobre falta de profissionais qualificados já rola há uns 10 anos, neste meio tempo vagas foram preenchidas, as pessoas foram contratadas, se adaptaram, se tornaram qualificadas na vaga que atuam e hoje essas mesmas pessoas falam que não existem profissionais qualificados.

É um ciclo vicioso!

Solução para ter mais profissionais qualificados em TI

A solução é a empresa qualificar para necessidade específica que ela busca!

Recrutador, pare de buscar um profissional prontinho para sua empresa, isso é muito raro. Nessa escassez de profissionais não podemos avaliar somente as habilidades atuais do profissional, mas se ele é capaz de desenvolver as habilidades que a sua empresa precisa, de preferência rapidamente.

É preciso coerência nas exigências, não é possível contratar um mega desenvolvedor que saiba trabalhar em equipe, tenha boa comunicação e bom relacionamento. Pois se ele é um mega, ultra, power desenvolvedor é por que ele só faz isso o tempo TODO, ele não tem vida, ele nem sabe o que é a palavra relacionamento, vai precisar desenvolver essa habilidade.

Ah! Mas você precisa contratar um analista de sistemas ou um analista de infraestrutura, só que ele tem que entender do negócio… Porém, se o cara for realmente bom em sistemas ou infraestrutura, ele fez graduação, estudou muito, fez certificações, quem sabe até uma pós, então entender do negócio vai levar apenas algumas semanas.

Todas essas questões, levam alguns profissionais de TI a mascararem o que realmente sabem, pois se colocarmos no Google “entrevista de emprego”, teremos milhares de instruções, regras, passo a passo de como se comportar em uma entrevista de emprego, tem cursos que ensinam quais palavras você deve falar, ensinam estratégias psicológicas para surpreender e impressionar o entrevistador, ensinam até como deve ser a sua linguagem corporal.

Isso tá muito errado!

É preciso descobrir se a pessoa tem conhecimento técnico para executar a tarefa e se tem capacidade de “aprender” e se “relacionar”. Pronto! Taí o cara que vai alavancar sua empresa para o sucesso!

Eu sei que não é bem assim e estou simplificando as coisas, mas vamos continuar analisando o mercado de trabalho.

Empreendedores e Startups

Uma outra situação incômoda é este movimento eufórico e exagerado para o empreendedorismo, como se fosse possível todos os profissionais virarem empreendedores da noite para o dia.

Os sites e a mídia gritam que o futuro é ser empreendedor, mas não citam que este é um movimento recente e da pequena porcentagem de quem arrisca empreender, uma porcentagem minúscula tem sucesso.

Já notaram que os cases de sucesso citados são sempre os mesmos?

É como a moda de startups que se prolifera baseada em cases como Airbnb, Uber, Netflix e outros cases “disruptivos” que vocês estão cansados de ouvir, mas ninguém cita que para criar estas startups foram preciso anos de dedicação e estudo.

Os empreendedores destes cases são:

  • Pessoas fora da curva que tiveram a visão certa na hora certa (timing);
  • Alguns já tinham dinheiro para investir ou eram bem relacionados e conseguiram bons investidores;
  • Outros simplesmente foram bons vendedores e conseguiram vender a sua idéia;

Enfim, são vários fatores que fazem empreendedores terem sucesso, mas não é algo simples e fácil.

Outra situação é que neste boom de informações e novidades tecnológicas, algumas idéias de startup dão certo por serem soluções novas para velhos problemas, juntando isso a investidores ávidos por ganhar dinheiro acaba gerando esta moda de startups que espero não ser uma bolha prestes a estourar.

Conhecer o Negócio

A exigência do momento para os profissionais de TI é conhecer do negócio, o profissional de TI tem que interagir e conhecer todas as áreas da empresa, mas isso nem sempre é possível, depende de cada negócio e do tamanho da empresa.

Com tecnologias novas surgindo a todo momento, novas linguagens, novos componentes, novos produtos, como é possível se especializar tecnicamente, conhecer o negócio e ainda interagir com todas as áreas da empresa?

Será que isso é possível?

É possível, eu mesmo consegui isso, mas somente depois de muitos anos de experiência.

Mas hoje, devido ao grande número de exigências, está ocorrendo o contrário do que o mercado espera, estão surgindo profissionais de TI com conhecimento raso em todas as suas habilidades: pouco conhecimento técnico, conhecimento do negócio que pesquisaram na internet e uma interação pouco verdadeira com os outros setores da empresa.

Eu acho que é possível existir um profissional com as seguintes características:

  • Especialista técnico em determinada área;
  • Que conhece o negócio;
  • É bom vendedor;
  • Comunicativo;
  • Ótimo em se relacionar com a equipe e outros setores.

Mas estes profissionais são raros, demoram anos para obter estas skills, não são “baratos” e nem estão dentro do “valor de mercado”.

Conclusão

Realmente faltam profissionais de ti qualificados e a tendência é faltar ainda mais. Porém, isso é um efeito colateral da falta de recrutadores qualificados, falta de gestores qualificados e principalmente falta de empresas qualificadas para ter um profissional de qualidade, seja de qualquer área.

Nem cheguei  a falar de salário, as empresas querem pagar o valor de mercado, porém não querem o profissional que está no mercado! É possível isso?

Entendam que toda a inovação que existe hoje, toda tecnologia, estas startups de sucesso, os gigantes da tecnologia, tudo isso foi criado e construído por pessoas que não se encaixariam nos padrões de “profissional de TI qualificado” que existe hoje.

Profissionais de TI são nerds, pessoas introspectivas, tímidas porém inteligentes e criativas, estas pessoas não precisam escrever no LinkedIn que são fodas e adaptar seu currículo para cada vaga que existe, não precisam ensaiar e depois fingir descaradamente na entrevista de emprego.

Se você ler sobre os grandes empresários, grande líderes, diretores que hoje são mi ou bilionários, a maioria priorizava pessoas e a meritocracia, eles tinham competência para avaliar pessoas: se um office boy tinha potencial ele podia chegar a presidente da empresa, mas se um gerente era medíocre era descartado.

Então onde está o erro? Nos profissionais ou nos recrutadores?

Acredito que em ambos, mas falta competência, inteligência emocional e sensibilidade de quem recruta, daí entramos em outra questão: se os gestores atuais tem tanta dificuldade em contratar, será que estão aptos a gerenciar as pessoas que contratam?

Eu sei que exagerei, mas foi de propósito… Também sei que precisamos ser multidisciplinares, ágeis e que existem excelentes recrutadores ou diversas situações contrárias ao que eu escrevi.

A minha mensagem é para quem busca uma colocação ou quer melhorar sua empregabilidade, quero dizer que você não está sozinho e de repente não é você que está errado.

Mas não use esse artigo como muleta ou desculpa para sua falta de competência ou adequação ao mercado, use para se avaliar e se tornar um profissional melhor e desejado.

Reflita e crie sua opinião, lembre-se que um artigo é um simples texto com a opinião de alguém e não uma verdade absoluta.

Meu objetivo é sempre a provocação e não escrever artigos mais do mesmo sobre vagas de emprego vs TI.

Uma abraço pessoal!

….

Quer saber mais e como alavancar sua carreira na TI? Dá uma olhada neste super livro no link: O Guia definitivo sobre Carreira de TI