Se você quer economizar e simplificar sua infraestrutura de TI, thin client pode ser uma ótima opção.

Imagine uma situação onde você precise instalar vários computadores no chão de fábrica ou em uma grande loja, somente para consultas ou apontamentos em um ERP.

Para isso você pode instalar diversos Thin Clients de baixo custo, rodando Terminal Service e abrindo somente uma determinada aplicação.

Para o usuário vai parecer que aquele pequeno aparelho tem somente a aplicação rodando nele, muito prático e rápido.

Thin Client é interessante se os seus usuários precisam fazer coisas simples em um computador, como:

  • Usar um sistema ERP;
  • Navegar em determinadas páginas;
  • Abrir ou editar documentos e planilhas simples;
  • Abrir e visualizar desenhos ou projetos;
  • Fazer consultas ou verificações;
  • Apontamentos de estoque;
  • Apontamentos de Produção;
  • Etc

É possível rodar programas mais pesados?

Sim é possível, mas daí você vai usar Remote Desktop com máquinas clientes melhores ou fazer Virtualização de Desktop que é a bola da vez, podendo até rodar Solidworks, Photoshop, Autocad, etc. Mas não se entusiasme, pois para isso vai precisar de um servidor parrudo e uma rede muito rápida.

Voltando ao nosso assunto, o que é Terminal Service?

Terminal Service

Segundo Julio Battisti (conhecido especialista em Windows) é um conjunto de tecnologias que permite ao usuário acessar aplicativos baseados em Windows que estão instalados em um servidor central, chamando de Terminal Server, ou ainda acessar a área de trabalho completa de um servidor ou estação de trabalho.

Simplificando, você vai utilizar um terminal para acessar remotamente programas que estão instalados em um servidor, porém vai parecer que os programas estão rodando diretamente no seu terminal.

Thin ClientComo o Terminal Service permite que os usuários executem aplicações baseadas no Windows a partir de um servidor remoto, as aplicações não precisam estar instaladas nas 10, 50 ou 500 estações de trabalho da sua empresa.

Basta você instalar esta aplicação em um servidor e compartilhar com os usuários.

Por exemplo, imagine que você precise instalar o Office em todas as estações de trabalho da sua empresa. Mesmo que você automatize essa instalação, terá um certo trabalho, pois nem todas instalações ocorrerão com sucesso.

Se você tem recurso sobrando no seu servidor, usando terminal service basta você instalar o Office no servidor e pronto, seu problema estará resolvido. Os usuários poderão acessar este aplicativo remotamente, de uma forma simples e rápida.

Quando as aplicações são executadas no servidor, os recursos de hardware utilizados são os do servidor, e não da estação de trabalho.

Além disso, somente dados de alguns dispositivos, como por exemplo vídeo, teclado e mouse, serão transmitidos através da rede. Isso significa que você poder ter qualquer hardware na sua estação de trabalho, pois vai utilizar o hardware poderoso do seu servidor.

Minha nossa! Que coisa maravilhosa! Aposto que você ficou doido com esta idéia e vai transformar todos teus PCs em terminais.

Calma!! Não é tão simples e maravilhoso assim.

Você tem que calcular quanta CPU, memória e espaço em disco (espaço de funcionamento) o Office ou qualquer outro programa ocuparia no seu PC.

Calculou? Agora multiplica por 200 estações, é isso que você vai precisar ter de CPU, memória e disco no seu servidor, somente pra rodar o Office.

É um cálculo grosseiro, este processamento pode ser otimizado, mas este exemplo serve para você ter uma idéia.

Mas se você tem um “super” servidor torre com 6 anos de uso, com um AD (Active Directory), File server, Print Server e mais uma porrada de coisas instaladas. Ferrou, não vai rodar!!

Mas Terminal Service vale a pena?

Se você tiver um projeto bem montado e planejado levando em conta:

  • Valor de licenciamento do Office (pode ser qualquer outro aplicativo);
  • Custo de manutenção que você teria em cada máquina;
  • Produtividade, levando em conta a facilidade, pois se seu PC falhar basta colocar outro, logar e em minutos você está trabalhando;
  • Facilidade de atualização e resolução de problemas, pois basta resolver em um software instalado;
  • Facilidade de backup e restauração;
  • Etc

Thin ClientAnalisando os custos, pode valer a pena investir alguns milhares de reais em um servidor parrudo, com 2 ou mais processadores, muita memória RAM e uns HDs SAS ou SSD, além é claro de switches para uma rede rápida.

Agora vamos voltar para o mundo real, você tem um servidor mais ou menos, com processador e memória sobrando. Além disso você só quer uns 10 terminais no chão de fábrica para apontamentos no ERP.

Ótimo, isso vai rodar rendondinho e sem problemas. Mas se seu ambiente é Microsoft, você precisa prestar atenção em um ponto importante:

Licenciamento

O fato de você estar rodando Terminal não quer dizer que você pode usufruir de 1 licença para seus 200 terminais. Você vai precisar de 1 licença para cada ponto.

Se seu Servidor for Windows, vai precisar também de uma CAL (Licença de Acesso ao Cliente) para cada terminal. O licenciamento da Microsoft é uma insanidade, eu precisaria de um post só sobre licenciamento para explicar.

Por enquanto procure um revendedor e informe seu cenário.

Sistema do Thin Client

Thin Client

Quanto ao sistema que roda no Thin Client, pode ser um Linux fazendo conexão no servidor Windows via RDP (Remote Desktop Protocol), esta parte é mais técnica e não é o escopo deste post.

Eu particularmente utilizo os WYSE da DELL, que já vem com sistema próprio, inclusive com um sistema para gerenciar todos os terminais, é bem interessante e pode ser configurado em minutos.

O preço dos WYSE é alto, por isso estou adquiri novos modelos da Ncomputing, são bem mais simples e não são tão robustos quanto os WYSE, mas são bem mais baratos.

Escolha o que melhor se adapta a sua necessidade.

Um abraço!